Valparaíso de Goiás implanta três Centros de Atendimento para enfrentamento da Covid-19
23 julho 2020 às 10h09

COMPARTILHAR
Recursos foram liberados em portaria do Ministério da Saúde para reforçar a identificação precoce de casos da doença

O Ministério da Saúde atendeu pedidos do prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, e credenciou, nesta quarta-feira, 22, três Centros de Atendimento para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus no município.
Os Centros de Atendimento são estruturas auxiliares, que servem para identificação precoce dos casos, com atendimento adequado das pessoas com síndrome gripal (SG) e Covid-19, no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria nº 1797 de 21 de julho de 2020 libera recursos para os municípios que solicitaram adesão para receberem custeio temporário para implantação destas unidades de saúde.
Como funciona
Os Centros de Atendimento podem identificar e tratar os casos com sintomas leves e iniciais de coronavírus. De acordo com o prefeito Pábio Mossoró, as unidades de Valparaíso serão implantadas na ESF Jardins dos Florais, na ESF Esplanada V e no bairro Céu Azul, em uma estrutura a ser montada especialmente para esta finalidade.
“Estas unidades vão servir como ponto de referência da Atenção Primária à Saúde e buscam também conter a propagação do coronavírus, uma vez que reduz a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais”, explicou Mossoró.
Pábio também informou que o Ministério da Saúde sinalizou que as gestões municipais podem utilizar os espaços disponíveis em sua rede de saúde ou até mesmo criar um espaço específico para o Centro de Atendimento. “Em cada centro vamos ter dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos em enfermagem e o atendimento será de 40 horas semanais”, finalizou o prefeito.