Vacina testada nos EUA é segura e capaz de estimular resposta imunológica contra coronavírus
18 maio 2020 às 23h05

COMPARTILHAR
Resultados são baseados na reação de oito pessoas e vacina pode ser disponibilizada no fim deste ano ou no início de 2021

Ainda não há tratamento ou vacina comprovada contra o coronavírus no momento. Mas, a empresa de biotecnologia e farmacêutica americana Moderna, anunciou nesta segunda-feira, 18, que testou primeira vacina contra doença que parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imunológica no paciente. Os resultados são baseados na reação de oito pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, desde de março.
A empresa informou que os voluntários produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório e que impediram a replicação do vírus. Os níveis dos “anticorpos neutralizantes” corresponderam aos encontrados em pacientes que se recuperaram da doença.
A Moderna ainda informou que está seguindo um cronograma acelerado e a segunda fase dos testes da vacina, com 600 pessoas, está marcada para começar em breve. A terceira fase, prevista para julho, já contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis. Se os testes obtiverem sucesso, a vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o fim deste ano ou no início de 2021.
