Vacina da Pfizer-BioNTech é aprovada para uso na União Europeia
21 dezembro 2020 às 15h55

COMPARTILHAR
Após aprovação da agência reguladora de medicamentos da Europa, a vacina segue para aval da Comissão Europeia

Nesta segunda-feira, 21, a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, foi aprovada pela agência reguladora de medicamentos da Europa. Com a anuência, a estimativa é de que a vacinação se inicie no continente dentro de uma semana.
Os países do bloco econômico planejam começar a vacinação em massa no dia 27 de dezembro. O planejamento segue o caminho que de Estados Unidos e Reino Unido, que já começaram a imunizar a população.
Após a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a vacina da Pfizer e BioNTech segue agora para receber o aval da Comissão Europeia, que deve ocorrer nos próximos dias. Geralmente a avaliação da Comissão é a mesma da EMA.
A aprovação da vacina da Pfizer-BioNTech ocorre em um momento crítico na pandemia dentro do continente europeu. Nos últimos dias foi descoberta uma variante do vírus no Reino Unido. Dessa forma, países fecharam as suas fronteiras para habitantes do Reino Unido.
Entre as prioridades estão os profissionais de saúde e moradores de casas de repouso. A maioria dos esquemas nacionais de vacinação não chegará ao público em geral até o fim do primeiro trimestre de 2021.
O objetivo dos 27 países da União Europeia é atingir uma cobertura de 70% dos seus 450 milhões de habitantes. No último sábado, 19, a agência reguladora de medicamentos da Suíça autorizou o uso da vacina para pessoas com mais de 16 anos.
(Com informações da Agência Brasil)