COMPARTILHAR

Ainda não há previsão de compra pelo SUS e, por enquanto, a vacina deve ser comprada apenas por hospitais e clínicas particulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na última segunda-feira (25/7), os preços da Dengvaxia, a primeira vacina contra a dengue a ser comercializada no Brasil. Os preços vão variar de R$ 132,76 a R$ 138,53, dependendo da alíquota de cada estado.

A vacina já pode ser comercializada no país. De acordo com a fabricante, a francesa Sanofi Pasteur, o produto tem eficácia de 60,8% contra os quatro sorotipos da doença, taxa de redução de hospitalização de 80,3% e redução de 95,5% de casos graves de dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS) e estudos de custo para distribuição nacional serão feitos. Caso seja viável, a vacina poderá ser distribuída de graça para os pacientes.

Por enquanto, a vacina deve ser comprada por hospitais e clínicas particulares e o consumidor deverá, ainda, pagar por um valor adicional, que varia de acordo com o estabelecimento: o de aplicação.

A vacina tem três doses, que devem ser tomadas a cada seis meses. Ela poderá ser aplicadas em pacientes que tenham entre 9 e 45 anos.