Vacina contra Covid-19 pode ser distribuída ainda este ano, diz Astrazeneca
30 junho 2020 às 07h49

COMPARTILHAR
Brasil é primeiro país fora do Reino Unido a fazer testes com vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

Em testagem no Brasil, a vacina contra o Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, poderá ser disponibilizada para população ainda este ano. A informação foi dada pela diretora-médica do grupo farmacêutico Astrazeneca, Maria Augusta Bernardini.
A Astrazeneca participa das pesquisas da universidade inglesa em parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Esperamos ter dados preliminares quanto a eficácia real já disponíveis em torno de outubro, novembro”, disse a diretora-médica.
Apesar de os voluntários serem acompanhados por um ano, Bernardini afirmou que existe a possibilidade de distribuir a vacina à população antes desse período.
“Vamos sim analisar, em conjunto com as entidades regulatórias mundiais, se podemos ter uma autorização de registro em caráter de exceção, um registro condicionado, para que a gente possa disponibilizar à população antes de ter uma finalização completa dos estudos”, acrescentou.
A vacina está na fase três de testes, que, de acordo com a Unifesp, é o estágio mais avançados de desenvolvimento.
O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a fazer testes com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato da curva da doença estar aumentando rapidamente no país.
