Uso prioritário no transporte coletivo começa a valer a partir desta terça-feira; saiba como se cadastrar
22 março 2021 às 09h21

COMPARTILHAR
Medida visa conter aglomerações nos transportes públicos em horários de pico, na tentativa de frear o avanço da covid-19 em ônibus e terminais
A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), divulgou uma resolução que visa promover a diminuição na demanda por veículos do transporte coletivo em Goiânia, durante os horários de pico. A partir da próxima terça-feira, 23, somente os trabalhadores das atividades essenciais poderão ter acesso ao transporte público nos horários entre 5:45 horas às 07:15 horas da manhã e 16:45 horas às 18:15 horas da tarde.
Essa regra ficará em vigor até o fim do lockdown e o acesso dos trabalhadores aos ônibus nos horários de pico, valerá somente mediante a um cadastro que deve ser feito no site da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Durante 90 minutos o embarque de outras pessoas nos terminais de ônibus e entradas pelas catracas dos veículos, ficará suspenso, visando distribuir essa demanda pelos demais horários do dia. Isso se dará por meio do mecanismo de bloqueio eletrônico de cartões Sitpass, que não estiverem enquadrados nas regras para uso em determinados horários.
A resolução da CMTC define ainda que os transportes coletivos podem circular com apenas metade de sua capacidade de lotação, além de tornar válida a possibilidade de interdição em terminais de integração caso seja necessário. É válido lembrar ainda que o cadastro para uso prioritário poderá ser feito a qualquer momento durante o período de lockdown que está vigorando em Goiânia. Os demais trabalhadores que não se enquadram na prestação de serviços essenciais poderão usar o transporte público normalmente nos demais horários do dia.
O decreto estadual n° 9.828 de 16/03/21, define que as atividades consideradas essenciais são as de trabalhadores vinculados às áreas de farmácia, hospitais e similares, clínicas de vacinação, cemitérios e serviços funerários, atividades de informação e comunicação, fornecedores de bens ou serviços ligados à saúde, dentre outros. Acesse o site da www.rmtcgoiania.com.br e saiba quem mais pode se enquadrar nas regras para realização do cadastro.
Passo a passo
O usuário do transporte coletivo que precisa fazer o uso do mesmo nos horários de pico deverá fazer seu cadastro no site www.rmtcgoiania.com.br/embarqueprioritario. Para isso, ele pode entrar no portal por meio de um computador ou celular, preenchendo dados como CPF, o ramo de atividade essencial em que atua, adicionando a imagem de seu documento de trabalho (carteira de trabalho, crachá ou declaração do empregador), ou caso não apresente nenhum dos documentos citados anteriormente, anexar uma justificativa para seu pedido.