O uso da assinatura eletrônica avançada GOV.BR registrou um aumento de 92% neste ano. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a ferramenta, que integra a plataforma do governo federal, foi usada 75 milhões de vezes entre janeiro e maio. Em 2024, o número de utilizações foi de 39 milhões. Só em abril, o número foi superior a 16 milhões.

De acordo com o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirma que o uso da assinatura GOV.BR oferece mais praticidade aos usuários. “A ferramenta permite que a pessoa assine documentos de uma forma simples e rápida em qualquer lugar, no computador ou no celular. Isso evita deslocamentos e custos desnecessários para as pessoas. Essa praticidade explica um crescimento de mais de 92% na comparação com o mesmo período do ano passado”.

“É importante lembrar que a assinatura tem validade jurídica, segundo a legislação brasileira. Isso significa que ela é absolutamente segura. Ela associa o signatário de maneira individual, e qualquer modificação que aconteça no documento digital é detectada”.

Para usar a assinatura eletrônica, é preciso ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR.

Leia também

“Ipasgo opera em déficit que é coberto pelo governo de Goiás” diz presidente da entidade