União Brasil formaliza federação com PP, e Rueda sinaliza Caiado como candidato em 2026

19 agosto 2025 às 15h56

COMPARTILHAR
Em convenção partidária realizada nesta terça-feira, 19, em Brasília, o União Brasil aprovou, por aclamação, a formalização da federação com o partido Progressistas, dando origem ao União Progressista (UBp). Com aval de ambas as siglas, o novo estatuto agora será enviado à Justiça Eleitoral para a conclusão da aliança.
Em sua fala, o advogado e presidente do UB, Antônio Rueda, que também deve ser confirmado como presidente da federação, festejou a aliança e fez menção direta ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, presidente do UB goiano e pré-candidato à presidência da República.
Segundo Rueda, Caiado “tem que levar conforto à população, as pessoas não aguentam mais os extremos”. O advogado disse ainda que ele “vai ter uma missão pela frente como pré-candidato da federação”.
Há tempos Caiado articula a viabilização de seu nome para a disputa presidencial. O lançamento de sua pré-candidatura em Salvador, em abril deste ano, inclusive, foi parte da estratégia para passar a mensagem: “Serei candidato e não abro mão”.
A condição da federação imposta ao governador goiano, conforme apurado pelo Jornal Opção, é que sua candidatura será oficializada caso consiga romper as barreiras de seu estado e ficar mais conhecido no país, batendo ao menos os dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto.
Leia também: “Nenhum partido vai engolir o outro”, diz deputado de Goiás sobre federação PRD e Solidariedade