COMPARTILHAR

Em 2017, instituição aparecia na 21º posição 

Foto: Divulgação / UFG

O Ranking Universitário Folha, divulgado nesta segunda-feira (1º/10) pela Folha de S. Paulo, mostra que a Universidade Federal de Goiás (UFG) voltou a ficar entre as entre as 20 melhores do País.

A Federal goiana voltou para 20ª posição, depois de figurar, no ranking do último ano, na 21ª colocação. Em 2015, a universidade era a 17ª melhor do País.

[relacionadas artigos=”105446″]

No Estado, a UFG continua isolada bem a frente das outras universidades goianas. No ranking que avaliou quase 200 instituições, a Universidade Paulista (Unip) aparece em 66º lugar, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) está em 106º, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 121º lugar, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em 151º lugar e a Universidade de Rio Verde (Fesurv) em 162º.

Vale destacar que tanto a Unip quanto a Universo não tem unidades apenas em Goiás e o ranking considera a média dos dados coletados em todas filiais do País. As universidades, tanto públicas como privadas, foram avaliadas a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

O levantamento também traz o Ranking de Cursos, com a avaliação dos cursos oferecidos pelas universidades nas 40 graduações com o maior número de ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina. No ranking dos cursos, são levados em conta dois indicadores: ensino e mercado.

Foto: Reprodução

USP em primeiro

A USP foi considerada a melhor universidade do Brasil em 2018. Em sua sétima edição, o RUF avaliou 196 universidades brasileiras, públicas e privadas.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a terceira colocação, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em quarto lugar e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em oitavo.