COMPARTILHAR

Instituição não tem insumos e nem previsão de calendário para promover retorno. Data de volta às aulas ainda é indefinida

Foto: Reprodução/ Site UEG

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) anunciou, tarde desta quinta-feira, 12, que as atividades presenciais não serão retomadas em 2020. As aulas seguirão de forma remota, pelo menos até o dia 19 de dezembro, quando serão concluídas as atividades na universidade, conforme calendário apresentado e aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CsU).

A instituição afirma que não tem condições estruturais para retorno imediato das aulas presenciais. Para um retorno de todas as atividades presenciais, ainda que em sistema de revezamento dos alunos, não haveria tempo hábil para tal contratação. Ainda não há data definida para o retorno em 2021.

Além disso, a instituição não finalizou a contratação de insumos e equipamentos de proteção para a prevenção à Covid-19. Os insumos disponíveis são suficientes apenas para o possível funcionamento de aulas práticas e atividades de laboratório.

A universidade prevê carga horária para os docentes com as aulas remotas até o fim do atual semestre. O planejamento dos docentes foi feito nesta perspectiva. “Sendo assim, cabe ressaltar que resta pouco mais de um mês para o fim das atividades e a UEG não vê de maneira razoável a possibilidade de mobilização geral para que as aulas presenciais retornem ainda este ano”.

Nota técnica

Na terça-feira, 10, a Procuradoria-Geral do Estado emitiu nota orientando os municípios que pudessem emitir decretos para a liberação das aulas presenciais.

Já a Secretaria de Estado da Saúde emitiu, no dia 4 de novembro, a Nota Técnica nº 15/2020 – GAB 03076, em que regulamenta a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino de Goiás, em todos os níveis educacionais.

A nota técnica estabelece que as instituições de ensino têm a opção pelo retorno presencial, não sendo obrigatório, portanto, e que devem oferecer aulas virtuais para pais e alunos que não quiserem voltar às atividades presenciais.