COMPARTILHAR

A Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), será reformada. O processo de licitação, iniciada há três anos pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), está em última etapa. A sede da Eseffego, no Setor Vila Nova, é histórica, e precede a própria fundação da UEG. 

“A Eseffego é extremamente simbólica para Goiânia”, diz Antonio Cruvinel, reitor da UEG. “É a primeira escola superior de educação física da capital, fundada ainda no governo Mauro Borges. Embora a Universidade Estadual de Goiás tenha 26 anos, temos 63 anos de história. Agora, para reformá-la, aguardamos apenas transcorrer os prazos finais para licitação, avaliação do jurídico e os interstícios que a lei determina”.

Atualmente, as aulas da Eseffego acontecem em um prédio seguido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead). A instituição atende 507 alunos nos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado), distribuídos em 213 no turno matutino, 144 no vespertino e 150 no noturno, e 320 no curso integral de Fisioterapia, totalizando 827 discentes. Além disso, apresenta um quadro de corpo docente formado por 82 professores efetivos e 12 temporários.

Sede da Eseffego | Fotos: Guilherme Alves / Jornal Opção

História

O Plano de Desenvolvimento Social e Econômico implementado no governo Mauro Borges a partir de 1961 atribuiu atenção especial à Educação Física. O contexto das políticas desenvolvimentistas adotadas pelo país naquele momento dava enfoque à produção humana que correspondesse às necessidades da economia. A Educação Física constava no plano de metas pela perspectiva militarista e por seu “poder de mobilização e socialização das camadas populares”.

No governo Mauro Borges, além da Eseffego, foram criadas praças do povo, vinculadas à Fundação Estadual de Esportes. Em 6 de outubro de 1962, realizou-se a inauguração da Praça de Esporte do Povo de Vila Nova, junto ao histórico Instituto de Educação de Goiás. A Escola de Educação Física do Estado de Goiás, a partir da existência da recém-inaugurada Praça de Esporte do Povo de Vila Nova, foi criada para suprir a necessidade de “profissionais da área com competência instrucional, educacional ou mediadora das práticas corporais”.

Em 14 de janeiro de 1994 teve início o Curso de Fisioterapia, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação em abril de 2000, e pelo Decreto Estadual n° 5.219. No ano de 1999, a ESEFFEGO passou a integrar a Universidade Estadual de Goiás–UEG, como Unidade Universitária de Goiânia.