Turismo goiano volta a crescer após três quedas consecutivas

14 outubro 2025 às 14h37

COMPARTILHAR
Depois de três meses de retração, o turismo em Goiás voltou a registrar crescimento. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira, 14, pelo IBGE, o volume de atividades turísticas no estado subiu 0,7% em agosto, já considerando os ajustes sazonais. O resultado interrompe a sequência negativa observada em maio (-4,5%), junho (-0,4%) e julho (-2,6%), indicando uma leve recuperação do setor. Ainda assim, na comparação com agosto do ano passado, houve queda de 2,8%.
No acumulado de 2025, o turismo goiano apresenta alta de 3,1%, enquanto o índice dos últimos 12 meses é de 5,3%.
Em nível nacional, o segmento turístico também reagiu, o volume de atividades cresceu 0,8% em agosto, após três resultados negativos consecutivos que somaram perda de 2,1%. O turismo brasileiro está agora 11,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), embora ainda 2% abaixo do pico histórico registrado em dezembro de 2024.
Regionalmente, 11 das 17 unidades da federação acompanhadas pelo IBGE tiveram desempenho positivo. Os destaques foram Rio de Janeiro (2,5%), Amazonas (6,9%) e Bahia (1,7%). Goiás ficou próximo da média nacional.
A PMS é a principal pesquisa do IBGE sobre o setor de serviços, abrangendo empresas formais com 20 ou mais empregados. O levantamento considera segmentos como transportes, tecnologia, comunicação e atividades turísticas — estas últimas incluindo alojamento, alimentação e agências de viagens.
Leia também