TSE cassa diploma de deputado federal do Paraná

27 agosto 2021 às 11h26

COMPARTILHAR
Liminar que permitiu que Emerson Petriv, o Boca Aberta, concorresse às eleições de 2018 foi derrubada por decisão unânime.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado federal Emerson Petriv (PROS-PR), conhecido como Boca Aberta. O primeiro suplente será chamado para assumir o lugar do parlamentar na Câmara. Boca Aberta ficará impedido de terminar a legislatura, ainda falta um ano e quatro meses para o término.
Segundo o ministro Luís Felipe Salomão, relator do caso, o parlamentar é inelegível por causa de uma condenação criminal e pela cassação do mandato como vereador, na Câmara de Londrina, em 2017. O Tribunal de Justiça do Paraná confirmou uma condenação do parlamentar por denunciação caluniosa. O mandato no legislativo municipal foi interrompido por quebra de decoro.
Boca Aberta conseguiu registrar a candidatura em 2018 por conta de uma decisão liminar, agora derrubada. Por unanimidade, o colegiado determinou retotalização do pleito para o cargo em questão, e manteve os votos nominais do parlamentar no partido.
O julgamento ocorreu na última terça-feira (24). Os ministros acompanharam o voto do relator. Além disso, acolheram quatro recursos contra expedição de diploma apresentados contra o parlamentar.