O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana. A formalidade pode ocorrer na Malásia, conforme relatou uma autoridade da Casa Branca à agência Reuters nesta quarta-feira, 22.

A proposta de encontro presencial em uma cúpula do país asiático foi uma das alternativas apresentadas pelo governo brasileiro no início do mês. Dias depois, os dois líderes conversaram pelo telefone e Trump classificou a ligação como “muito boa”. O presidente brasileiro embarcou nesta terça-feira, 21, para uma viagem à Indonésia e à Malásia para participar da reunião da cúpula da ASEAN. 

Uma reportagem da agência Bloomberg sobre o possível encontro deles na Malásia pontua que diversas autoridades brasileiras acreditam que a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que será realizada a partir do dia 26 de outubro, seria um lugar neutro para as negociações. 

Auxiliares de Lula apontam disposição, tanto do governo brasileiro quanto do governo americano, para que a reunião presencial aconteça no evento. As equipes trabalham para incluir o encontro nas agendas oficiais. Caso aconteça, será a primeira reunião presencial entre Lula e Trump desde o início da crise do tarifaço de 50% em cima de produtos brasileiros importados pelos EUA.  

Antes disso, os dois chegaram a se encontrar nos corredores da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em setembro. Na ocasião, Trump afirmou que teve uma “química excelente” com o presidente brasileiro. Disse ainda que Lula “pareceu ser um cara muito agradável”. 

Segundo o Itamaraty, parte de domingo, 26, foi separada para que Lula realize reuniões bilaterais. A avaliação no Palácio do Planalto é que um encontro entre eles, neste momento, leva as discussões para “um outro patamar” e é uma passo importante para “reorganizar a relação entre Trump e Lula e a pauta para “reorganizar a relação entre Trump e Lula e a pauta entre dois países”, após meses de tensão.