COMPARTILHAR

Durante conversa com jornalistas neste sábado, 22, antes de partir para a Base Aérea Conjunta Andrews, em Marylan, o presidente dos EUA, Donald Trump, foi questionado sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida nesta manhã. “Não ouvi nada sobre isso. Foi o que aconteceu? É uma pena”, respondeu o norte-americano.

A declaração de Trump, em tom conformado e até displicente em relação à prisão do aliado brasileiro, contrasta com posições anteriores em que defendeu Bolsonaro de forma contundente. Em julho deste ano, dois meses antes de Bolsonaro ser condenado a mais de 27 anos de prisão, o americano chegou a dizer que o ex-presidente do Brasil era vítima de uma “caça às bruxas”.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu, na ocasião.

No entanto, desde a aproximação com o presidente Lula, o tom de Trump na defesa de Bolsonaro tem sido menos categórico, ou até ausente. Na reunião entre os dois presidentes ocorrida em outubro, por exemplo, Bolsonaro, cujo julgamento chegou a ser motivo de sanções contra o Brasil, como o tarifaço, não teria sequer sido mencionado.

Veja o vídeo em que Trump comenta a prisão de Bolsonaro: