COMPARTILHAR

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, comentou nesta quarta-feira, 11, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que os Estados Unidos darão uma “resposta à altura”.

Em postagem na rede social X, Rubio ecoou declarações do ex-presidente Donald Trump, classificando o processo contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas”.

“As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos e alvo de sanções Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros no Supremo Tribunal do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos darão resposta à altura a essa caça às bruxas”, escreveu Rubio.

Donald Trump também comentou o julgamento brasileiro, ao ser questionado por repórteres enquanto embarcava no helicóptero presidencial na Casa Branca. Segundo o ex-presidente americano, que afirmou conhecer Bolsonaro pessoalmente, o resultado do julgamento é “surpreendente” e comparou o caso à situação que enfrentou após os tumultos de 6 de janeiro de 2021 em Washington, D.C.

“Como líder estrangeiro, acho que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso possa acontecer”, disse Trump.

Leia também:

Norte-americanos estão preocupado com o aumento do poder de Trump, aponta pesquisa