Trump pressiona secretário de estado da Geórgia a mudar resultado da eleição, segundo jornal
04 janeiro 2021 às 07h18

COMPARTILHAR
Em gravação divulgada pelo Washington Post, presidente dos EUA implorou e ameaçou Brad Raffensperger com vagas consequências criminais, na tentativa de desfazer sua perda para Biden
Uma gravação divulgada pelo jornal Washington Post neste domingo, 3, mostrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou o secretário de estado da Geórgia, Brad Raffensperger, a “encontrar” votos suficientes para reverter sua derrota no Estado.
O telefonema para o secretário, também republicano, ocorreu no momento em que alguns dos aliados de Trump no Congresso dos EUA disseram que planejam se opor à certificação formal da vitória de Joe Biden, na próxima quarta-feira.
Segundo a reportagem do Washington Post, Trump implorou e ameaçou Raffensperger com vagas consequências criminais, na tentativa de desfazer sua perda para o democrata eleito.
“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva”, disse Trump, em um trecho da gravação publicada pelo Post. “E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou”.
“Então, olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Eu só quero encontrar 11.780 votos, que é um a mais do que nós temos. Porque ganhamos no Estado”, continuou o presidente republicano.
Raffensperger e o conselho geral de seu gabinete rejeitaram as afirmações de Trump e disseram ao presidente que ele estava se amparando em teorias de conspiração sobre o que era uma eleição justa e precisa.
Nas eleições realizadas em novembro, o democrata Biden venceu por uma margem de 306-232 no Colégio Eleitoral estadual e por mais de 7 milhões de votos no total.