Trump pode cortar mais US$ 4 bilhões em ajuda externa; Brasil perdeu 83% do investimento em um ano

27 setembro 2025 às 10h11

COMPARTILHAR
Na sexta-feira, 26, a Suprema Corte americana abriu caminho para que o governo Trump confirme a retenção de mais de US$ 4 bilhões em ajuda externa que já foi aprovada pelo Congresso. Tendo recebido U$ 59 milhões em 2024, o Brasil foi o 14º que mais se beneficiou do investimento que os Estados Unidos fazem em países estrangeiros. Neste primeiro ano do presidente republicano, entretanto, a verba foi para U$ 10.222 milhões.
No início deste mês, um juiz federal em Washington, DC, ordenou que o governo liberasse bilhões em fundos de ajuda externa até o final de setembro — decisão posteriormente apelada pelo governo. Na sexta-feira, os juízes votaram por 6 a 3 para permitir que o governo congelasse os fundos de ajuda externa. Os juízes conservadores do tribunal disseram que a autoridade de Trump em política externa superava os danos alegados pelos grupos de ajuda internacional.
Brasil
O Brasil é um dos 35 países que recebem investimentos dos Estados Unidos por meio do departamento de Foreign Assistance. A maior parte do financiamento (U$ 16 milhões) em 2024 foi para a área de proteção do meio ambiente, por meio de programas como o ‘Tapajós for Life’. Outros U$ 15 milhões foram para ajuda humanitária; sendo que quase todo o recurso (U$ 14 milhões) foi dedicado a resposta a desastres. O setor de governança recebeu U$ 11 milhões — desse total, U$ 8 milhões foram para o combate ao crime organizado internacional.
Os dados são do U.S. Foreign Assistance.