Trump ficou 10 anos sem pagar imposto, diz jornal
28 setembro 2020 às 07h19

COMPARTILHAR
Presidente estadunidense se nega a publicar declarações de imposto de renda

Uma investigação do The New York Times publicada neste domingo, 27, mostrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas US$ 750 em impostos federais em 2016, ano em que ganhou as eleições presidenciais. Além disso, o presidente estadunidense não fez contribuição nenhuma em 10 dos 15 anos anteriores.
De acordo com o jornal, o presidente não pagou os impostos destes dez anos, “em grande parte porque declarou mais perdas do que receitas”.
A matéria se baseou em informações fiscais dos últimos 20 anos de Trump e das centenas de empresas que compõem seu grupo, bem como informações detalhadas sobre seus primeiros dois anos no cargo da presidência. Não foram incluídas declarações de imposto de renda pessoais de 2018 e 2019.
A contrário de todos seus antecessores na presidência desde a década de 1970, o ex-magnata imobiliário se nega a publicar as declarações de imposto de renda.
Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, Trump disse que a reportagem se trata de “fake news” e não deu mais detalhes sobre o assunto. O advogado Alan Garten, da Trump Organization, disse, em nota enviada ao NYT, que “a maioria das informações, se não todas, parecem estar imprecisas”.