Trump cita Pelé e aponta EUA como favorito na Copa; republicano recebe Prêmio da Paz da Fifa
05 dezembro 2025 às 19h51

COMPARTILHAR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Pelé e apontou a seleção americana como sua favorita para vencer a Copa do Mundo de 2026, durante entrevista concedida nesta sexta-feira, 5, antes do sorteio dos grupos do torneio. Trump afirmou ter visto o ídolo brasileiro jogar pelo Cosmos, nos anos 1970, e o classificou como “um dos maiores da história do futebol”.
Ao ser questionado sobre quem considera favorito para o Mundial, que será disputado entre 11 de junho e 16 de julho de 2026 nos EUA, Canadá e México, Trump respondeu: “Sim, eu tenho favorito. São os Estados Unidos”.
Pouco depois, o republicano recebeu em Washington o recém-criado Prêmio da Paz da Fifa. A honraria foi entregue pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, em evento paralelo ao sorteio. O prêmio, instituído no mês passado, reconhece pessoas que, segundo a Fifa, tenham promovido esforços “excepcionais” pela paz e pela união entre povos.
Trump agradeceu a distinção e afirmou que sua atuação internacional tornou “o mundo um lugar mais seguro”. O presidente tem buscado reforçar a imagem de “pacificador”, apesar de críticas de analistas a conflitos ainda em curso, como a guerra na Ucrânia.
Durante o sorteio, Trump dividiu o palco com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o premier do Canadá, Mark Carney. Os três líderes sortearam, inclusive, os grupos de seus respectivos países no evento realizado na capital americana.
Leia também:
Goiânia ganha Banco Vermelho, novo símbolo de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Lauryn Hill: a trajetória da artista que emocionou o sorteio da Copa do Mundo da FIFA
