O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 2, que manteve uma “conversa muito boa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O diálogo, que durou cerca de 40 minutos, tratou de comércio bilateral e das sanções aplicadas por Washington a autoridades brasileiras.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula voltou a defender o fim das sobretaxas impostas pelos EUA a parte dos produtos brasileiros. Parte significativa das exportações industriais e agrícolas do Brasil ainda enfrenta tarifas adicionais.

Trump, ao comentar o telefonema com jornalistas, disse que discutiu questões comerciais e mencionou que algumas das sanções foram adotadas durante seu governo por “situações específicas”, sem detalhar.

“Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom. Já tivemos boas reuniões no passado, e hoje tivemos outra conversa muito boa”, declarou o republicano.

Mais cedo, em outro momento, Trump celebrou a queda do preço da carne bovina nos EUA e afirmou que seu governo “fez uma mágica” para reduzir custos ao consumidor, sem citar diretamente o Brasil.

Leia também

Lula e Trump discutem tarifas, cooperação econômica e combate ao crime organizado em ligação de 40 minutos