COMPARTILHAR

Cidade rastreia e monitora casos por meio do Programa Pacto pela Vida contra Covid-19

| Foto: Divulgação

Um comparativo do dia 19 de março, em Trindade, aponta que 50,31% das pessoas que apresentavam sintomas da Covid-19 obtiveram resultado positivo para a doença. No dia 22, essa marca caiu para 22,15%. Posteriormente para 14,40% (23) e 11,74% (24). Dos pacientes testados, nenhum foi para UTI.

O Programa Pacto Pela Vida contra a Covid-19 tem objetivo de rastrear moradores contaminados e, assim, manter o monitoramento da doença no município. Foram montados, em Trindade, dois pontos para a testagem: um na Feira Coberta (Região Central) e outro ao lado do Ambulatório Sentinela (Região Leste).

Com teste swab de resultado em 15 minutos, pessoas com sintomas podem agendar o exame por meio do telefone 3506-7108. O paciente pode ir à pé ou de carro, por meio do drive thru e deve apresentar documento de identificação com foto, Cartão Família e comprovante de endereço.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa já recebe consulta médica no local. Se houver necessidade de exames complementares, o pedido com o encaminhamento é realizado logo após a consulta. O medicamento receitado também é entregue no local.

Escalonamento

Em Trindade foi adotado na última segunda-feira, 22, o regime de escalonamento das atividades econômicas, que dividiu a cidade em quatro regiões. A cada dia, uma região com atividades é paralisadas enquanto as demais funcionam sob normas sanitárias.

Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras é feito o escalonamento. Sábados, até 13hs, é permitido o funcionamento das atividades. Às quartas, domingos e sábados (após 13hs) os trabalhos são paralisados e as portas fechadas em todas as quatro regiões.

“A conclusão a que chegamos foi de que o isolamento social é muito importante neste momento e que o método utilizado até a semana passada não estava tendo a adesão das pessoas, por isso, resolvemos mudar o método para garantir o distanciamento social e a vida de todos”, afirmou o prefeito Marden Júnior.