COMPARTILHAR

Um vagão do metrô da linha 4-amarela descarrilou por volta das 9h59 desta terça-feira, 9, entre as estações Vila Sônia e Morumbi. Segundo a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação, não houve feridos e os passageiros foram atendidos por agentes da empresa.

A circulação dos trens foi suspensa entre as estações Paulista e Vila Sônia. Para atender os usuários, o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado às 10h18, com disponibilização de ônibus para substituição parcial do trajeto.

Na estação Butantã, a espera para embarque em ônibus era de pelo menos 25 minutos, e grande parte das catracas foi bloqueada. Passageiros relataram transtornos em diversas estações, incluindo Vila Sônia, Pinheiros — que integra a linha 9-esmeralda da CPTM — e Paulista, na Consolação.

A estudante Giovanna Marques, 19, contou que recebeu orientação para utilizar os ônibus, já que a linha funcionava apenas no trecho entre Paulista e Luz. Já o pedreiro Orlando Ormélio da Silva, 51, afirmou ter perdido o horário de trabalho após ser informado do incidente na estação da Luz e precisar retornar até a Paulista para buscar transporte alternativo.

Nas redes sociais, usuários também relataram atrasos e falta de informações. O estagiário de direito Maicoln Colo, 31, deixou a estação com a promessa de ônibus para seguir viagem, mas disse não ter conseguido embarcar no primeiro. “Não deram previsão de horário”, afirmou.