COMPARTILHAR

Em defesa, candidato ao Senado explicou que ação já havia sido retirada pelo próprio governador José Eliton

Foto: Jornal Opção

*Atualizada às 21h30

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) determinou nesta terça-feira (4/9) a retirada do ar da pílula e trecho de programa de televisão e rádio do vereador Jorge Kajuru (PRP), candidato a senador pela chapa de Ronaldo Caiado (DEM). Na divulgação, o vereador teria dito que realizou a obra do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead).

O juiz eleitoral José Proto de Oliveira, em sua decisão, reconhece que a obra é, na verdade, do governo estadual. “É certo que a mensagem veiculada extrapola os limites da informação, ao manipular notícias que são de interesse da sociedade, falseando a verdade, prejudicando a formação de escolhas conscientes pelos cidadãos”, pondera o juiz.

“Determino a Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser que se abstenha de incluir em sua propaganda eleitoral a afirmação de que realizou ‘a primeira obra física de um vereador na história do Brasil’ quanto ao Centro Estadual de Atenção ao Diabetes”, afirma o magistrado, estabelecendo multa diária de R$ 5 mil para em caso de descumprimento da decisão.

O pedido de liminar foi apresentado pela Coligação Goiás Avança Mais e o TRE acolheu os argumentos ao considerar que o referido trecho da propaganda eleitoral “é manifestamente inverídico”.

Em resposta ao Jornal Opção, Kajuru se defendeu e informou que a ação já havia sido retirada por José Eliton, antes mesmo da decisão do juiz José Proto. “Duas pílulas foram gravadas. Em uma delas a informação era de que ele era o idealizador do projeto e, em outra, dava os créditos enaltecendo o governador por ter cumprido a palavra de inaugurar o Cead.”

“Houve uma petição desistindo da ação. José Eliton me ligou, me pediu desculpas e disse para esquecer o assunto”, finalizou o vereador.