TRE determina que Kajuru retire propaganda em que afirma ter construído Centro de Diabetes
04 setembro 2018 às 19h56

COMPARTILHAR
Em defesa, candidato ao Senado explicou que ação já havia sido retirada pelo próprio governador José Eliton

*Atualizada às 21h30
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) determinou nesta terça-feira (4/9) a retirada do ar da pílula e trecho de programa de televisão e rádio do vereador Jorge Kajuru (PRP), candidato a senador pela chapa de Ronaldo Caiado (DEM). Na divulgação, o vereador teria dito que realizou a obra do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead).
O juiz eleitoral José Proto de Oliveira, em sua decisão, reconhece que a obra é, na verdade, do governo estadual. “É certo que a mensagem veiculada extrapola os limites da informação, ao manipular notícias que são de interesse da sociedade, falseando a verdade, prejudicando a formação de escolhas conscientes pelos cidadãos”, pondera o juiz.
“Determino a Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser que se abstenha de incluir em sua propaganda eleitoral a afirmação de que realizou ‘a primeira obra física de um vereador na história do Brasil’ quanto ao Centro Estadual de Atenção ao Diabetes”, afirma o magistrado, estabelecendo multa diária de R$ 5 mil para em caso de descumprimento da decisão.
O pedido de liminar foi apresentado pela Coligação Goiás Avança Mais e o TRE acolheu os argumentos ao considerar que o referido trecho da propaganda eleitoral “é manifestamente inverídico”.
Em resposta ao Jornal Opção, Kajuru se defendeu e informou que a ação já havia sido retirada por José Eliton, antes mesmo da decisão do juiz José Proto. “Duas pílulas foram gravadas. Em uma delas a informação era de que ele era o idealizador do projeto e, em outra, dava os créditos enaltecendo o governador por ter cumprido a palavra de inaugurar o Cead.”
“Houve uma petição desistindo da ação. José Eliton me ligou, me pediu desculpas e disse para esquecer o assunto”, finalizou o vereador.