Após uma disputa judicial envolvendo direitos de marca, o antigo Shopping Cidade Jardim, em Goiânia, passou a se chamar Bentivi Shopping. A mudança é definitiva e começou a valer em 24 de janeiro deste ano.

Em entrevista ao Jornal Opção, o diretor de marketing do empreendimento explicou que a alteração do nome decorre de um acordo firmado com o grupo paulista que detém a marca homônima em âmbito internacional.

Segundo apurado, o conflito teve origem no registro do nome “Shopping Cidade Jardim” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “O shopping de São Paulo tinha o registro em uma classe, e o nosso, aqui de Goiânia, em outra. O nosso registro era regional, enquanto o de lá era internacional”, afirmou.

Em primeira instância, a Justiça deu ganho de causa ao empreendimento goiano, por não identificar concorrência desleal entre os dois estabelecimentos. “O juiz entendeu que um era um shopping de bairro, aqui em Goiânia, e o outro um shopping em São Paulo.”

A decisão, no entanto, foi revertida na segunda instância, após recurso do shopping paulista, ligado ao grupo JHSF. Diante do risco de uma determinação judicial exigir a troca imediata do nome, os empreendedores em Goiânia optaram por um acordo.

“Se a gente perdesse no Supremo, teríamos um tempo muito pequeno para mudar fachada, comunicação e toda a identidade. Então, decidimos fazer um acordo para que a mudança fosse orquestrada, com planejamento e alinhamento com os lojistas”, explicou o marketing.

De acordo com o executivo, a escolha do novo nome foi resultado de um processo longo, conduzido com apoio de uma agência especializada em reposicionamento de marca. “A gente não queria um nome que nos distanciasse da comunidade. Temos uma relação muito próxima com a nossa região primária, o bairro Cidade Jardim”, disse.

O nome Bentivi, segundo a marca, dialoga com esse vínculo local e com o momento atual do empreendimento. “É uma ave da América do Sul, com cores bem predominantes. O bem-te-vi simboliza prosperidade, boas novas e sinais de mudança, tudo alinhado com o nosso propósito.”

O shopping também ressaltou que a administração tem buscado ser transparente com o público sobre os motivos da mudança. “Existe um carinho muito forte das pessoas pelo nome antigo, mas essa mudança não partiu de nós. Foi uma questão de força maior, por causa da batalha judicial. Por isso, queremos comunicar bem e com clareza para o nosso público entender o que aconteceu.”

Leia também: Das terras raras à inteligência artificial: Goiás se posiciona no centro da revolução tecnológica