O vereador Thialu Guiotti (Avante) continua sendo o favorito para assumir a liderança do prefeito Sandro Mabel (UB) na Câmara Municipal de Goiânia. Apesar disso, o vereador Wellington Bessa (DC) também aparece como alternativa.

Aliados de Bessa afirmam que já houve conversas entre ele e o prefeito sobre o assunto, embora não se saiba a profundidade das tratativas. Professor de direito, Bessa é visto como um parlamentar com bom trânsito na Casa e com conhecimento da legislação.

Mesmo assim, Guiotti segue à frente e há quem diga que ele já atua como líder, antes mesmo da saída oficial do vereador Igor Franco (MDB). Na sessão desta terça-feira, 2, foi lido o ofício do Executivo que formaliza o desligamento de Franco da função.

Uma questão em torno de Guiotti é sua indicação pelo Bloco Forte para integrar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga possíveis irregularidades no contrato do Consórcio Limpa Gyn. Segundo parecer do procurador da Casa, Kowalski Ribeiro, não é recomendável que o líder do prefeito participe da comissão.

Situação semelhante já havia sido levantada em relação ao então líder Igor Franco. Na época, o parecer jurídico apontou que a participação poderia configurar conflito de interesses e desvio de finalidade, além de enfraquecer a proteção das minorias parlamentares. (F.V.)

Leia também:

CEI do Limpa Gyn define integrantes e suplentes; confira