COMPARTILHAR

A expectativa é de que o líder do prefeito Sandro Mabel (UB) na Câmara de Goiânia, vereador Wellington Bessa (DC), decida em breve quem serão seus vice-líderes. Ele deve contar com quatro auxiliares, conforme comentou em sua apresentação oficial. Até o momento, os bastidores indicam que os vereadores Thialu Guiotti (Avante) e Juarez Lopes (PDT) estão entre os mais cotados.

Além de Guiotti e Lopes, outro nome cotado para a função é o do vereador Sargento Novandir (MDB). No entanto, nas últimas semanas, o parlamentar se envolveu em episódios recentes na Câmara, incluindo uma representação apresentada pela vereadora Aava Santiago (PSDB) ao Conselho de Ética. Outro nome que também pode aparecer é o do vereador licenciado Tião Peixoto (PSDB), cuja expectativa é de retorno ao mandato em 1º de novembro.

Outros nomes da base também estão no páreo, como Isaías Ribeiro (Republicanos), Ronilson Reis (SD), Rose Cruvinel (UB) e Heyler Leão (PP). Nenhum integrante do núcleo duro de Mabel na Casa foi descartado. O líder do prefeito ainda pretende dialogar com mais vereadores antes de oficializar os vice-líderes escolhidos.

Durante a apresentação que oficializou Bessa como líder, Mabel revelou que o parlamentar contará com auxiliares atuando como vice-líderes. A expectativa é de que eles ocupem cadeiras nas principais comissões da Casa e atuem nas articulações políticas. Um exemplo citado é a designação de um nome específico para lidar exclusivamente com a Comissão Especial de Inquérito (CEI) responsável por investigar possíveis irregularidades no Consórcio Limpa Gyn.

Segundo o prefeito, a ideia surgiu a partir de sua experiência como deputado federal. Na época, ele foi vice-líder do Bloco PL/PSL, PL, PR e PMDB. “Os vice-líderes têm serviços específicos e ajudam a descarregar parte da função do líder, permitindo que ele dê atenção maior aos vereadores e aos projetos”, explicou. No momento, o cargo ainda não está oficializado no Regimento Interno da Casa.

Leia também: Wellington Bessa, novo líder de Mabel, terá auxiliares de vice-liderança