Thialu Guiotti é eleito 1º vice-presidente da Câmara de Goiânia após 14 meses com o cargo vago

04 abril 2024 às 11h56

COMPARTILHAR
Após mais de um ano de vacância do cargo de 1º vice-presidente na Câmara Municipal de Goiânia, a eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira, 4. O vereador Thialu Guiotti (Avante) foi eleito por unanimidade, com 27 votos, mesmo número de presentes na sessão. Thialu também foi o único o candidato à vaga.
O cargo era ocupado pelo então vereador Clécio Alves (Republicanos), que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2023.
Disputa
Até pouco antes da votação, a articulação ainda era intensa com dois nomes na disputa: Thialu e Pedro Azulão Jr. (PSB). O vereador do Avante foi a indicação e a orientação do presidente Romário Policarpo (PRD).
Desde a semana passada o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) vinha articulando seu nome para o cargo e, segundo ele, já tinha fechado acordo com alguns parlamentares em seu apoio. Entretanto, a articulação foi desfeita por conta da orientação de Policarpo.
Ainda na manhã desta quinta-feira, Azulão articulava tentando reverter a perda de votos, mas no momento da inscrição das chapas ele retirou a candidatura. O presidente Câmara diz que buscava consenso na casa e Thialu foi o nome que conseguiu construir e garantir a maioria do votos
“Eu sempre havia dito que só convocaria eleição se não houvesse disputa e se alguns dos vereadores conseguissem agrupar os votos em quem quisesse a vaga, e foi o que aconteceu. Essa unidade era importante para a Casa”, afirmou Policarpo.
O novo vice-presidente disse que o consenso era importante para o Poder Legislativo avançar no processo de composição da Mesa. “O consenso foi o maior obstáculo, então eu acredito que essa vacância se prolongou para que a Casa encontrasse um consenso”, afirmou o parlamentar.
Thialu Guiotti faz parte do núcleo duro do presidente Policarpo, foi relator da CEI da Comurg e atualmente, seu grupo comanda a Secretaria Municipal de Esporte. Ele indicou o seu então chefe de gabinete, Danilo Rabelo para dirigir a pasta.
Leia mais:
Após um ano, Câmara de Goiânia marca data para eleição da 1ª Vice-Presidência da Mesa
Nomeado como relator do empréstimo de R$ 710 milhões, Guiotti acusa Paço de interferência