Tesouro analisa pedidos de verificação de crédito de ao menos quatro municípios de Goiás

08 setembro 2025 às 22h27

COMPARTILHAR
Pelo menos quatro municípios de Goiás têm pedidos de verificação de limites e condições (PVL) no Tesouro Nacional atualmente, conforme consulta feita pela reportagem nesta segunda-feira, 8: São Simão, Porangatu, Hidrolândia e Águas Lindas de Goiás. O procedimento do órgão tem como objetivo analisar o cumprimento de limites e condições desses entes para a contratação de empréstimos.
Dos quatro municípios que solicitaram a análise de crédito, somente Porangatu não tem nota classificada (N.D.) na Capacidade de Pagamento, a Capag. Já Águas Lindas, Hidrolândia e São Simão têm Capag B, nota que permite a contratação de empréstimos com aval da União.
No entanto, apenas o município de Hidrolândia tem o status “em análise”, o que significa que já enviou toda a documentação necessária e teve a solicitação encaminhada ao órgão competente do Tesouro.
Quanto aos outros, o status é de “Aguardando envio do questionário de caixa” ou “Com pendência de resposta pelo ente”.
Vale destacar que as três maiores cidades do estado ainda amargam com notas baixas na Capag. Conforme a Prévia Fiscal – simulação da Capag que mostra aa situação fiscal dos entes subnacionais a respeito da elegibilidade para obtenção de empréstimo – Goiânia e Anápolis ainda têm nota C.
Já a nota de Aparecida de Goiânia não é possível de ser calculada, “pois o ente possui nota Eicf no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi”, a menor do ranking. Estados e Municípios com essa nota apresentam tamanho grau de inconsistência nos demonstrativos financeiros que inviabiliza a formação da nota Capag.
Leia também: Maiores municípios de Goiás amargam com nota baixa no Tesouro Nacional