COMPARTILHAR

Canal de atendimento foi lançado após pandemia de Covid-19 para sanar dúvidas relacionadas ao vírus e prestar primeiros atendimentos

Em 30 dias úteis, a ação solidária da Casag, por meio de telemedicina atendeu quase três mil pessoas. O serviço é disponibilizado a cerca de 200 mil pessoas, entre toda advocacia de Goiás e seus familiares.

Por meio do 0800-042-0483, inscritos e inscritas podem tirar dúvidas sobre a Covid-19, receber apoio psicológicos, dicas de alimentação, higiene e bem-estar com equipe multidisciplinar.


O projeto foi lançado em 30 de março e contabilizou, até o dia 21 de maio, 2.956 ligações, sendo 2.622 atendidas. Dos atendimentos, 431 foram com médicos, 314 com nutricionistas, 415 com psicólogos e 688 com enfermeiros.


Desde o dia 20 de abril, quando o governo autorizou o funcionamento parcial dos escritórios de advocacia, os atendimentos saltaram de uma média diária de 65 para 90 ligações. A última semana registrou 328 contatos recebidos, a maior média semanal registrada.

Com o monitoramento, foram detectados 166 pacientes com suspeita de coronavírus, dos quais 26 foram encaminhados para atendimento de urgência/emergência.


“Por meio do Telemedicina, não só pudemos proporcionar amparo informativo e, principalmente, psicológico aos advogados, sanando dúvidas em um momento de angústia, quando a pessoa muitas vezes não sabe a quem recorrer. Mas também aliviamos a rede hospitalar, evitando que mais pacientes se deslocassem até as unidades, sem necessidade em alguns casos”, avaliou o presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota.


Luis Gustavo Origa, clínico-geral que integra a equipe do Telemedicina Casag, informou que, inicialmente, as pessoas procuravam o atendimento para sanar dúvidas sobre formas de contágios, cuidados, higienização das mãos e uso de máscaras. No entanto, conforme subiram os casos no Estado, bem como as fake news, as ligações passaram a ser relacionadas a sintomas.

“Muitas pessoas também procuraram o serviço com queixas de outras doenças, as quais tentamos sanar para evitar a procura desnecessária aos Pronto Atendimentos”, informou.


A Telemedicina Casag é uma ação coordenada pelo Comitê de Combate ao novo coronavírus, presidido pelo médico intensivista Alexandre Richter. No Comitê, estão diversos profissionais de outras áreas ligados à instituição.