Taxa de obesidade no Brasil é a maior dos últimos 13 anos, revela pesquisa
27 julho 2019 às 14h00

COMPARTILHAR
Estudo mostrou que mais da metade da população brasileira está acima do peso

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde revelou que mais da metade da população brasileira encontra-se acima do peso, a maioria, adultos, nas faixas etárias entre 25 e 34 anos, e 35 a 44 anos. Os dados são alarmantes, uma vez que a obesidade, uma doença crônica não transmissível, configura um fator de risco para diversas doenças, tais como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.
O mau hábito alimentar do brasileiro tem início na infância. Várias pesquisas apontam, ainda, que uma em cada três crianças apresenta sobrepeso, e isso se deve ao fato de que a ingestão de alimentos ultra processados dá-se já nos primeiros anos de vida. Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2016), mais de 40% das crianças menores de cinco anos consomem refrigerante regularmente, e 60,8% das menores de dois anos têm acesso a biscoitos ou bolachas recheadas.
A obesidade é um dos grandes desafios do século XXI na área da saúde, tanto em países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos. Desde a infância, grande parte da população já insere alimentos ricos em açúcares e gorduras na dieta, isto, somado ao fato de que a comodidade da vida moderna induz cada vez mais ao sedentarismo, causa um estado alarmante de prevalência da doença.
A vida agitada nos centros urbanos também contribui para o aumento dos casos de obesidade. A falta de tempo, falta de espaço para a prática de atividades físicas ao ar livre, trânsito, violência, tudo isso influencia na qualidade de vida da população. As crianças já não praticam esportes com regularidade, atividade que, muitas vezes, é substituída pelo uso frequente de aparelhos eletrônicos. Dessa forma, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, conforme informou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico (Vigitel), divulgada no último dia 24.