Tarcísio discute tarifas com representante dos EUA e critica impacto

11 julho 2025 às 17h41

COMPARTILHAR
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) reuniu-se nesta sexta-feira, 11, em Brasília, com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para tratar da sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.
Durante o encontro, Tarcísio destacou os efeitos negativos da medida para a indústria e o agronegócio nacional, além de impactos sobre empresas norte-americanas que operam no Brasil. “Vamos dialogar com as empresas paulistas, com base em dados e argumentos consistentes, para buscar soluções concretas”, afirmou o governador nas redes sociais.
Segundo ele, a questão exige negociação direta. “Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa”, disse, em crítica ao governo federal.
São Paulo é o estado brasileiro que mais exporta para os EUA, além de concentrar o maior volume de investimentos americanos no país, conforme destacou a Embaixada dos EUA em nota. A representação diplomática também afirmou que reuniões entre diplomatas e governadores brasileiros fazem parte da rotina de cooperação bilateral.
A decisão de Trump, anunciada por meio de carta enviada ao presidente Lula, foi atribuída à insatisfação com o tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros motivos.
Aliado de Bolsonaro, Tarcísio responsabilizou o governo Lula pelo aumento das tarifas, acusando o presidente petista de “colocar ideologia acima da economia”. O governador também se encontrou com o ex-presidente durante sua agenda em Brasília. Tarcísio é cotado como um dos possíveis candidatos à presidência em 2026.
Leia também: