Um tanque isotérmico com resíduos de piche foi incendiado na manhã desta sexta-feira, 11, nas proximidades da Serra da Areia, próximo ao Loteamento Belo Monte e Bairro Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia. Um vídeo mostra o tanque pegando fogo e a fumaça preta que o incêndio gerou – assista abaixo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o tanque de combustível estava dentro de um buraco escavado no chão. Mesmo com chamas e fumaça, não oferecia risco a nenhuma construção e nem havia fogo na vegetação próxima, informaram. O Corpo de Bombeiros continua atuando no local.

De acordo com o Conselho Gestor da APA Serra da Areia, foi o próprio responsável quem causou o incêndio e teria dito que usou o fogo para amolecer o piche que secou no tanque. Aos bombeiros, este responsável disse que se trata de uma técnica para possibilitar a limpeza do recipiente. 

Esse tanque isotérmico é utilizado para armazenar líquidos mantendo a temperatura interna constante –  seja frio ou calor – e é utilizado para armazenar emulsão asfáltica, o asfalto líquido. Ainda segundo o Conselho Gestor, o tanque pertence a uma empresa que executou obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica no Loteamento Belo Monte. 

De acordo com a legislação federal, a queima de produtos derivados de petróleo só pode ocorrer em local autorizado e de forma controlada. Esta atividade é regulada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a prática em local inadequado ou sem licenciamento configura crime ambiental. 

Não há informações sobre licença ou autorização neste caso. A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia foi acionada para realizar fiscalização.

Leia também: