Talles Barreto troca PSDB por União Brasil
02 abril 2022 às 13h44

COMPARTILHAR
Depois de começar como deputado estadual pelo PTB e migrar para o ninho tucano, ele retorna para partido em que iniciou na política, em 2003
O deputado estadual Talles Barreto comunicou, neste sábado, 2, que deixa o PSDB Goiás para se filiar ao União Brasil. O partido, resultado da fusão do DEM com o PSL, foi o primeiro ao qual Barreto se filiou, em 2003, quando ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL). Em nota divulgada, ele afirmou que tem a “convicção de dever cumprido” e “olha com otimismo e esperança de poder seguir trabalhando por Goiás.” O parlamentar também esteve no PTB durante muito tempo, ligado ao grupo de Jovair Arantes.
Desde o ano passado, Barreto já sinalizava dificuldades na relação com o PSDB, quando pontou que que a cúpula do partido avaliava ter de encabrestar seus deputados e negando não aceitar tais “cabrestos”.
Na ocasião, chefes do PSDB teriam determinado que seus deputados não votassem certa matéria do governo de Ronaldo Caiado, sem discussão prévia com os parlamentares do partido. Além disso, a relação com José Eliton, agora no PSB, também abalou o clima dentro da legenda.
Em princípio, a expectativa era de que Barreto deixasse o PSDB já no início da abertura da janela partidária, mas o deputado deixou o anúncio para o último dia do prazo de transferência. Antes de fechar com o União Brasil, ele também teria sido convidado por líderes de Republicanos, Podemos, PSD, Patriota e Progressistas.
Confira a nota na íntegra:
“Comunico minha desfiliação ao PSDB Goiás e minha filiação ao União Brasil, em consonância com os anseios dos municípios, os quais me elegeram para representá-los. Ao longo destes seis anos em que fui acolhido pelo PSDB, fiz verdadeiros amigos, conquistei muitas vitórias e aprendi com as derrotas. Como parlamentar defendi matérias e votei por projetos que mudariam a história de Goiás, como líder da bancada, fui um dos deputados que mais usou a tribuna, para atuar em uma oposição construtiva e pela defesa dos valores do partido. É indiscutível o legado que o PSDB construiu em Goiás, tenho orgulho da minha trajetória e tenho a convicção de dever cumprido.
Acredito que a mudança é necessária e inerente a democracia, a mudança traz avanço e desenvolvimento, principalmente quando se trabalha pelo coletivo. Minha história se iniciou no antigo PFL, como presidente do Juventude, época, que despertou em mim a vontade de servir ao meu Estado através do pleito eleitoral. Hoje, mais amadurecido, retorno a minha primeira casa, atualmente nominada União Brasil. Escolho olhar para trás com gratidão e olhar para a frente com otimismo e esperança de poder seguir trabalhando por Goiás.”