SUS inicia vacinação com vacina de dose única contra a dengue em três cidades
09 janeiro 2026 às 17h54

COMPARTILHAR
O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, a partir de 17 de janeiro, a aplicação de uma nova vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, em uma estratégia piloto que será testada em três municípios brasileiros, informou o Ministério da Saúde.
A campanha começa em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) no dia 17 e, no dia seguinte, em Botucatu (SP). O objetivo é imunizar pelo menos 50% da população entre 15 e 59 anos nessas cidades para avaliar os resultados da vacinação em dose única.
Segundo a pasta, parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan será utilizada nesta fase inicial da campanha, que também contemplará profissionais da atenção primária que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs).
A vacina, considerada o primeiro imunizante contra a dengue em dose única produzido no mundo, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas de 12 a 59 anos. Estudos clínicos indicam eficácia global relevante, além de proteção acentuada contra formas graves da doença.
A iniciativa faz parte de uma estratégia de ampliação da imunização no país. Conforme a produção de doses for aumentando, a vacinação deve ser gradualmente ampliada para outras regiões e faixas etárias, começando pelos adultos mais velhos e avançando para públicos mais jovens, conforme disponibilidade do imunizante.
Especialistas ressaltam que a introdução da vacina de dose única representa um avanço na política de prevenção à dengue no Brasil, principalmente pelo potencial de ampliar a cobertura vacinal e simplificar a logística das campanhas.
Leia também:

