STJ sofre ataque de hacker e Polícia Federal investiga o sistema
04 novembro 2020 às 15h03

COMPARTILHAR
Julgamentos que ocorriam virtualmente tiveram de ser adiados

Na tarde desta terça-feira, 3, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de ataque hacker, informou a presidência da Corte. A Polícia Federal já foi acionada e investiga as ações da invasão virtual.
O ataque causou a interrupção simultânea de vários julgamentos que ocorriam por videoconferências. Os sistemas do tribunal e o seu site oficial continuam suspensos até a tarde desta quarta-feira, 4, e devido a isso, todos os prazos processuais foram suspensos até pelo menos a próxima segunda-feira, 14.
Em nota, o STF declarou que “As demandas que importem em perecimento de direito (demandas urgentes, como liminares em habeas corpus) estarão centralizadas na presidência do STJ por igual prazo”. As petições podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected],
O Tribunal também recomendou que nenhum de seus servidores deve usar quaisquer dispositivos conectados ao sistema do STF, para sua própria segurança na rede. Todos os seus funcionários se encontram trabalhando de forma remota, devido à pandemia de Covid-19.
Não há ainda previsão para que os julgamentos sejam retomados no Conselho Nacional de Justiça. O STF informou que todas as sessões estarão suspensas até que se tenha segurança no tráfico de dados nos seus sistemas.