STJ nega pedido da Avianca para suspender decisão que permite Anac retomar seus slots
08 julho 2019 às 09h54

COMPARTILHAR
Decisão deve comprometer planos da companhia, que pretendia minimizar dívida estimada em R$ 3 bi

O Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) negou a solicitação da Avianca Brasil para suspensão da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que inviabilizou o leilão da distribuição de autorizações de pousos e decolagens da companhia, os slots — termo técnico utilizado no meio da aviação.
De acordo com o jornal O Globo, a decisão do STJ deve comprometer os planos da Avianca. A ideia seria realizar um leilão no próximo dia 10 para tentar, com as arrecadações, minimizar a dívida da companhia aérea estimada atualmente em R$ 3 bilhões. A empresa já se encontra em recuperação judicial desde dezembro do ano passado.
O jornal carioca mostrou que a partir da decisão do STJ, a agência reguladora deve prosseguir com o repasse das autorizações, atualmente sem uso, às empresas concorrentes. Os advogados da companhia trabalharam na tentativa de reverter a decisão, porém, não obtiveram êxito.
A decisão coloca a empresa em uma situação ainda mais crítica. Haja vista que o plano traçado para a recuperação judicial da Avianca prevê a divisão da companhia aérea em sete fatias a serem leiloados sendo, uma delas, os slots.

