STJ marca julgamento de ação de Lula contra Deltan Dallagnol
12 março 2022 às 14h47

COMPARTILHAR
Processo terá avaliação da Quarta Turma do tribunal após ser recusado por duas oportunidades, em 2016 e 2018
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça agendou para 22 de março o julgamento da ação movida pelo ex-presidente Lula contra Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato. O processo envolve a apresentação de Power Point feita pelo então chefe da Lava Jato, enquanto explicava uma denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá (SP).
O ex-presidente pede indenização de R$ 1 milhão danos morais, alegando que Dallagnol teria praticado abuso de autoridade, sob o pretexto de informar a apresentação de denúncia,
O processo chegou a ser recusado em primeira e segunda instância, em 2016 e 2018, na 5ª Vara Cível de São Bernardo do Campo e no Tribunal de Justiça de São Paulo, respectivamente. Em 2019, então, o caso foi parar no STJ.
O relator responsável, ministro Luís Felipe Salomão, acolheu um recurso especial protocolado pelos advogados de Lula e, agora, o processo tem data para ser julgado. Além do relator, o julgamento deve contar com os ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira e Marco Buzzi.