Profissionais municipais de Saúde passam por capacitação para enfrentamento do coronavírus
04 março 2020 às 12h44

COMPARTILHAR
Cerca de 700 funcionários da Atenção Primária serão preparados para realizar procedimentos corretos indicados para situação

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quarta-feira, 4, o processo de capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária para o enfrentamento do coronavírus. Serão preparados aproximadamente 700 profissionais para acolher e realizar os procedimentos corretos indicados para a situação.
Os gestores das unidades de saúde participaram da palestra de orientação e, a partir da tarde de hoje até dia 11 de março, os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Estratégia Saúde da Família (ESF) vão efetivar o treinamento.
“Na maioria das vezes a população procura primeiramente uma unidade da Atenção Primária para receber os primeiros atendimentos, e o Estratégia Saúde da Família trabalha diretamente e com mais envolvimento junto de um grupo de pessoas, por isso, os treinamentos constantes são necessários para que todos estejam atualizados e saibam como agir” explicou a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.
A medida faz parte do Plano Municipal do Enfrentamento do Coronavírus de Goiânia, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. O intuito é instrumentalizar os serviços de vigilância em saúde para ações de prevenção, controle e monitoramento dos casos, estruturar a assistência à saúde e todos os profissionais para atendimento, estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados para a resposta de doença respiratória aguda (2019-CoV), definir a estratégia de atuação da SMS frente a ocorrência de um caso suspeito ou confirmado e instituir e intensificar medidas para evitar a disseminação e promover o controle da doença no município.
A próxima etapa vai englobar os cirurgiões-dentistas. Os treinamentos serão realizados na Escola Municipal de Saúde Pública.