SMS de Anápolis capacita cerca de 100 médicos no atendimento a pacientes com diabetes
25 junho 2019 às 17h59

COMPARTILHAR
Encontro é realizado nesta quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 13h30 às 17h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Anápolis vai capacitar médicos da Atenção Básica em um curso de atualização em diabetes, doença que acomete 16 milhões de brasileiros, nesta quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27. Os encontros, no auditório da SMS, serão realizados de 13h30 às 17h.
Monike Lourenço, endocrinologista do programa de Controle do Diabetes da Prefeitura de Anápolis, irá ministrar as palestras. O intuito é aperfeiçoar o atendimento aos pacientes da doença.
Serão aproximadamente 100 profissionais da área que receberão dados sobre o diagnóstico precoce e preciso do diabetes nos dois dias de capacitação. Além disso, haverá debates sobre fatores de risco como obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada.
Atenção Básica
A Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS para o diagnóstico e tratamento, é fundamental para evitar hospitalizações e outras complicações, como doenças cardiovasculares, indica a SMS.
Vale pontuar, ainda, que para a Atenção Básica é necessária uma atitude proativa para detecção precoce de pessoas com diabetes na comunidade, bem como seu acompanhamento.
Inclusive, na capacitação também deverá ser tratada sobre ações educativas no segmento da saúde para reduzir a ocorrência da doença. Dessa forma, será possível diminuir as consequências mortais relacionadas a ela. Aqui também se inclui a conscientização para um estilo de vida mais saudável.
Cuidados
Sem cura, paciente e família devem se atentar alguns cuidados de forma permanente. Entre eles, é preciso medir glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.