Cientistas dos Estados Unidos realizaram uma pesquisa na Universidade da Califórnia sobre quem possui longos sintomas de Covid-19. O resultado é que os efeitos da infecção pelo Sars-CoV-2 podem estar ligado a questões emocionais.

O teste científico foi publicado na revista JAMA Network Open, nesta quinta-feira, 1º, e contou com a colaboração de mil voluntários. Todos eles tinham se recuperado de doença respiratória em período recente, com sintomas como coriza, febre e tosse.

Os cientistas selecionaram dois grupos para aplicar o questionário. O primeiro grupo tinha contraído a Covid-19 e o segundo tinha apresentado problemas respiratórios devido a outras doenças de condições infecciosas. Ambos responderam sobre os sintomas em dois momentos diferentes e, em seguida, as respostas foram comparadas.

Segundo os pesquisadores não houve diferença significativa entre os resultados para que já havia sido infectado e para quem nunca contraiu a doença. Para os cientistas, as observações podem apontar que os sintomas conhecidos de Covid longa são, na verdade, causados por questões emocionais.