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Segundo o assessor da presidência do sindicato, José Fernandes, muitas agências do interior permaneceram fechadas durantes toda esta terça-feira (30/9). Procon Goiânia orienta os consumidores a como pagar suas contas com o interrompimento dos serviços

Bancários goianos vão aderir ao movimento a partir de terça-feira | Foto: Reprodução
Bancários goianos vão aderir ao movimento a partir de terça-feira | Foto: Reprodução

No primeiro dia de greve nacional, o Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás registrou uma adesão “monstruosa” das agências locais. Segundo o assessor da presidência do sindicato, José Fernandes, muitas agências do interior permaneceram fechadas durantes toda esta terça-feira (30/9), uma situação considerada atípica, já que em outras ocasiões as adesões aconteciam aos poucos.

Fernandes ressaltou que o sindicato ainda não possui um levantamento sobre o número de agências fechadas, inclusive porque a cada momento há novas adesões. Por esse mesmo motivo, o sindicato parou de informar por telefone a quem solicitava quais agências ainda estavam abertas.

A adesão do sindicato goiano dos bancários foi formalizada nesta segunda-feira (29) na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (ACPEF), no Setor Bueno, em Goiânia. No último sábado (27), após nova rodada de negociações entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) os bancários recusaram proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os bancos ofereceram o índice de reajuste de 7% para 7,35% para os salários, e de 7,5% para 8% para os pisos.

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Em contrapartida, os trabalhadores pedem reajuste salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25. Outras reivindicações estão na pauta, como o fim das metas, consideradas abusivas, o combate ao assédio moral e a isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.

À reportagem, Sérgio Luiz da Costa, presidente do Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás, reclamou que este é o 11º ano consecutivo de paralisação para que haja acordo entre a classe e os representantes. “Diferentemente da Petrobras ou dos Correios, por exemplo, que conseguem [reajustes] mais rápido”, afirmou.

Orientações

O Procon Goiânia orienta os consumidores a procurarem os credores para pedir outras opções de pagamento de carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros. “O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico, para evitar que se tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido”, orienta o diretor geral do órgão, Miguel Tiago.

Ele lembra que as contas podem também ser pagas por meios alternativos de atendimento. O consumidor pode optar por “caixas eletrônicos, débito em conta, Internet Banking e Mobile Banking, ou ainda o comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados”, cita.