Servidora de Aparecida é demitida após prisão por cobrar Pix para liberar exame

17 outubro 2025 às 12h47

COMPARTILHAR
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) demitiu, nesta quinta-feira, 16, a servidora Andressa Gonzaga Moreira, lotada no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) Colina Azul, após ela ser presa em flagrante pela Polícia Militar (PM) por suspeita de corrupção passiva. A funcionária teria cobrado um pagamento via Pix para liberar um exame que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o registro da ocorrência, a paciente procurou o Cais Colina Azul para realizar um exame médico, mas foi informada pela servidora de que não havia vagas disponíveis. No dia seguinte, Andressa entrou em contato com a paciente por meio do WhatsApp, afirmando que poderia viabilizar o procedimento, desde que fosse feito um depósito no valor correspondente à metade do preço cobrado por um laboratório particular.
Desconfiada da cobrança, a paciente voltou à unidade e questionou a servidora, que manteve a exigência do pagamento. A vítima, então, acionou a PM, que foi até o local e constatou a irregularidade. Durante a abordagem, Andressa confessou ter solicitado o valor indevido.
Ela foi conduzida à Central Geral de Flagrantes e autuada pelo crime de concussão, previsto no artigo 316 do Código Penal Brasileiro, que pune o servidor público que exige vantagem indevida em razão da função.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, assim que tomou conhecimento do caso, determinou a demissão imediata da servidora e a abertura de um procedimento interno para apuração dos fatos. A pasta também afirmou estar colaborando com as autoridades policiais para o completo esclarecimento do episódio.
A defesa de Andressa Gonzaga Moreira informou ao Jornal Opção que chegou a impetrar um pedido de habeas corpus, mas ele foi negado pela Justiça. Ela permanece presa até que efetue o pagamento da fiança, no prazo de 48 horas.
Leia também
Saúde de Goiânia prepara novo aplicativo para atender a população