Senador cobra instalação do Conselho de Ética do Senado Federal
19 setembro 2019 às 13h47

COMPARTILHAR
Órgão recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra qualquer senador, que podem resultar em medidas disciplinares

O senador Vanderlan Cardoso (PP) cobrou a instalação do Conselho de Ética do Senado Federal ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre. “Senhor presidente, temos colegas senadores falando o que quer, constrangendo outros senadores, e sem o conselho de ética não existe a possibilidade nem mesmo de analisar as atitudes desses senadores”, afirmou.
“Estamos vendo colegas do Senado dizendo em suas redes sociais que quem não assinou a CPI da Lava Toga teriam problemas com a justiça e isso não é verdade. Então, temos que ter um pouco mais de ética entre os nossos companheiros, pois eu mesmo não tenho nenhum processo”, disse o senador.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que o Conselho ainda não foi instalado por que alguns partidos ainda não haviam feito as indicações de nomes, formado por 15 integrantes. “As últimas indicações foram feitas nesta terça, e agora vamos instalar o Conselho de Ética dessa Casa”, afirmou.
O Conselho de Ética é o órgão responsável por preservar da dignidade do mandato parlamentar no Senado. É ele quem recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra qualquer senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita e até perda do mandato.