Senado aprova pacote anticrime apresentado pelo ministro Sérgio Moro
12 dezembro 2019 às 08h11

COMPARTILHAR
Proposta passou pelo crivo dos senadores sem nenhuma alteração. Texto segue agora para análise do presidente Jair Bolsonaro

O Senado aprovou, na noite da última quarta-feira, 11, o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A proposta, que sofreu várias modificações enquanto tramitou pela Câmara dos Deputados, em Brasília, passou pelo crivo dos senadores sem nenhuma alteração. O texto segue agora para análise do presidente, Jair Bolsonaro.
As sugestões do ministro implicam em alterações na legislação penal e processual brasileira, cujo objetivo é combater de forma mais rigorosa a criminalidade. Para isso, o projeto muda as regras de condenação para crime organizado, tráfico de drogas e armas, atuação de milícias, crimes cometidos com violência ou grave ameaça, bem como dos crimes hediondos.

Vale lembrar que a Câmara dos Deputados rejeitou alguns itens da proposta original. Dentre eles, o “excludente de ilicitude”. A mexida isentaria de punição policiais que viessem a matar “sob medo, surpresa ou violenta emoção”. Também foram suprimidas a possibilidade de audiências com presos por videoconferência. (Com informações da Agência Senado)