Senado aprova MP que libera saques do FGTS
25 maio 2017 às 15h05

COMPARTILHAR
Em votação simbólica, senadores da base aliada e da oposição entraram em acordo que garante que nascidos nos últimos meses do ano recebam o dinheiro
O Senado aprovou nesta quinta-feira (25/5) a Medida Provisória (MP) 763/2016, que permite o saque dos recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem a carência de três anos exigida pela lei. Como não houve mudanças no texto, a MP será promulgada, sem necessidade de sanção presidencial.
[relacionadas artigos=”83090″]
A votação foi simbólica, após acordo entre senadores da base aliada e da oposição.
A medida precisava ser aprovada pelo Congresso até o começo de junho ou deixaria de valer. Se isso acontecesse, os trabalhadores nascidos entre setembro e dezembro teriam o saque das contas inativas ameaçado por conta do calendário estabelecido.
A proposta dá a todo trabalhador que pediu demissão ou teve o contrato de trabalho encerrado com justa causa até 31 de dezembro de 2015 o direito ao saque das contas inativas de FGTS.
Até o último dia 16, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 24,4 bilhões aos beneficiários nascidos entre janeiro e agosto. O valor pago até então equivale a 84,3% do total previsto (R$ 29 bilhões) para as etapas já liberadas. (Com informações da Agência Brasil)