Semana de Conscientização sobre Autismo entra para o calendário oficial de Goiânia
31 março 2022 às 17h41

COMPARTILHAR
Conjunto de ações de combate ao preconceito contra autistas será realizado anualmente entre os dias 2 e 8 de abril, na capital goiana

Sancionada em dezembro do ano passado, a lei (de nº 10.709/2021) que estabelece no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo entra em vigor neste fim de semana. Com a lei, partir de 2022, anualmente serão realizadas ações de combate ao preconceito contra autistas entre os dias 2 e 8 de abril. Durante esses dias, a população deve receber receberá informações e orientações sobre o espectro do autismo, importância do diagnóstico precoce, formas de tratamento e serviços de apoio à família.
Antes de ser sancionada pelo Paço Municipal, o projeto original que tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia é de autoria do vereador Willian Veloso (PL), que justificou a propositura com os constantes relatos que recebe de mães e pais de crianças autistas da capital. “Diariamente recebo tristes reclamações de mães que têm a matrícula dos filhos autistas negada nas escolas, que não conseguem atendimento adequado nos planos de saúde da capital e que sofrem preconceito em todos os ambientes por onde passam”, compartilha o parlamentar.
O conjunto de ações será iniciado na Câmara Municipal de Goiânia, nesta sexta-feira, 1, a partir de uma solenidade em homenagem às pessoas atuantes e representantes de associações ligadas ao autismo, que será iniciada às nove horas da manhã. Já no período da tarde, às duas horas, ocorrerá uma audiência pública acerca da importância do profissional de apoio especializado para a educação a criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola.

