COMPARTILHAR

Profissionais da Educação municipal organizam ato para esta quinta-feira, 10, para cobrar reajuste salarial e outras reivindicações

Com prazo apertado para cumprir promessas feitas aos profissionais de Educação, dado o calendário eleitoral, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), deve enfrentar novo protesto da categoria, nesta quinta-feira, 10. A pauta de reivindicações é extensa. Entre as cobranças, estão o pagamento do piso salarial com reajuste de 33%, data-base para as funções administrativas, progressões verticais para os professores e administrativos, correção da extensão de carga-horária para agentes educativos e gratificações para os coordenadores. 

No entanto, o presidente regional de Aparecida de Goiânia, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Valdeci Português, disse que o ato é de um grupo que não tem apoio da entidade. O grupo em questão tem negociado diretamente com o prefeito para a elaboração de projetos de lei (PLs), como da extensão de carga-horária dos funcionários administrativos e incluí-los na folha de pagamento da Educação. 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida informou que em reunião realizada no último dia 3, com o Sintego, foram debatidos todos os temas e demandas apresentadas pela categoria. Por fim, ficou acertado entre as partes que a Secretária Municipal de Finanças faria um estudo de impacto econômico do município, no intuito de atender as reivindicações do sindicato.  

Português confia que o prefeito Gustavo Mendanha irá cumprir com as promessas feitas nas últimas rodadas de negociações. “O Sintego não tem motivo para chamar uma paralisação. Por que? Porque as negociações com o prefeito estão abertas. (Gustavo) já garantiu que irá pagar o piso, já pagou a data-base de 2020 e 2021, em janeiro. Já confirmou que irá pagar a data-base dos administrativo, em maio”, pontuou. Ele acrescenta que na próxima semana haverá novas rodadas de negociações com a prefeitura. Cabe ressaltar que Gustavo Mendanha afirmou que pretende se desincompatibilizar do cargo no fim desde mês.