Selma Kamenach foi oficialmente eleita presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bela Vista de Goiás, assumindo a liderança local com vistas a reforçar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estruturar uma chapa competitiva de candidatos a vereador para as eleições municipais de 2026. Nascida em área rural, Selma traz na bagagem experiência como advogada, professora e ex-secretária municipal, além de integrar a Academia Belavistense de Letras.

Eleita neste domingo, 6, Selma destacou em entrevista ao Jornal Opção que será prioridade “fortalecer o partido da cidade”. “Na eleição do ano passado a gente não conseguiu eleger nenhum vereador, então ficamos um pouco desarticulados. A minha missão como presidente é reunir o pessoal, trazer pessoas novas pro partido e valorizar aqueles que já estão há muito tempo no partido”, completou.

Ao enfatizar a mescla entre filiados antigos e recém chegados, Selma reforçou o objetivo de “contribuir para a eleição do Lula e depois iniciar um trabalho de articulação para a gente conseguir construir uma chapa competitiva de candidatos a vereadores para as próximas eleições municipais e quem sabe até um candidato a prefeito.”

Com trajetória ligada à luta por direitos sociais, Selma foi professora de história por 25 anos e secretária municipal de Ação Social e da Mulher na gestão da prefeita Nárcia Kelly. Ao lembrar sua atuação nas pastas sociais, a nova dirigente reforçou: “Sempre defendi muito aqueles que mais precisam”. Além disso, Selma ressalta a importância da presença feminina na política. “A mulher precisa ocupar esse espaço político para a gente construir uma democracia verdadeiramente justa e representativa.”

Selma revelou ainda que estuda uma possível candidatura, afirmando que “um candidato sozinho não consegue”; e que “quem sabe, sim, eu posso pensar nos planos de me candidatar sim a vereadora, ou quem sabe até prefeita, né?” Segundo ela, mais do que a figura individual, será essencial fortalecer o grupo, sobretudo em uma cidade pequena como Bela Vista de Goiás, “onde todo mundo conhece todo mundo.”

À frente do diretório, Selma busca ampliar a composição partidária e diálogo com outras legendas compatíveis com a agenda de esquerda. “Eu acredito que a gente está no caminho certo, o governo do presidente Lula está com resultados positivos, isso é bom, e o próprio processo de eleição direta para os diretórios que aconteceu ontem, ela também fortalece essa campanha do presidente.” Ela observou também que, para vencer em 2026, o PT precisa pactuar com partidos que compartilham visões semelhantes, reunindo justamente um núcleo forte e plural.

Entre as pautas prioritárias, ela cita a defesa das mulheres, notadamente no combate à violência, os direitos sociais, a juventude e a classe trabalhadora. “Quero reforçar essa questão da participação feminina nos espaços de decisão política porque nós é que sabemos o que a gente precisa. Só assim a gente vai conseguir trazer políticas públicas verdadeiras para as mulheres.” Para Selma, representação feminina é estratégia para atacar problemas estruturais de ordem econômica, social e de saúde pública que ainda afetam o município.

Ela reconhece que o Estado de Goiás conta com mulheres de referência no PT, como Bia de Lima, Adriana Accorsi e Kátia Maria, mas destaca que é preciso diálogo para definir papéis e possibilidades futuras. “Nós temos Adriana Accorsi, que já tem um nome consolidado, mas quem sabe, ela poderia até concorrer a governadora, eu não sei. Isso aí a gente teria que sentar com ela e conversar”, disse Selma. A nova presidente pretende dialogar com essas lideranças para fortalecer o partido local e dar visibilidade às candidaturas que traduzam representatividade real.

Selma concluiu que sua eleição legitimou o ambiente de renovação e construção coletiva no PT belavistense. Para ela, o momento oferece ventos favoráveis, tanto pelos resultados do governo federal quanto pelo próprio processo interno do partido. “Eu quero contribuir muito. A gente vai trabalhar para isso. Não só eu, mas no fortalecimento do grupo”, finaliza.

Leia também:

Prefeito de Aporé segue no cargo e nega irregularidades

Resultado da primeira chamada do Prouni 2025 sai nesta segunda-feira; veja como acessar