COMPARTILHAR

Ações serão coordenadas entre polícias Federal, Civil e Militar em todo o Estado

Polícia Federal em operação | Foto: Divulgação

A segurança das eleições municipais em Goiás será reforçada por equipes integradas das polícias Federal, Civil e Militar que agirão sobretudo no domingo, 15, em todo o Estado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Leandro Crispim, salientou, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 13, há uma coordenação para que haja eleições “ordeiras” em todo Estado de Goiás.

“Realizamos diversas reuniões para encontrar soluções para melhor trabalho de segurança nas eleições”, apontou o desembargador.

A Polícia Federal atuará nas sedes da instituição em Anápolis, Goiânia e Jataí, mas também em municípios do Entorno do Distrito Federal monitorando possíveis crimes eleitorais. A força de segurança empregará ainda drones para fazer o monitoramento nos municípios.

Já a Polícia Civil estará com equipes em 157 municípios com agentes, delegados e escrivães. Principalmente onde a Polícia Federal não tem sede ou não estará presente.

Crimes cibernéticos

A delegada de crimes cibernéticos, Sabrina Leles, estará com toda equipe de plantão durante o dia 15. Ela aponta que está monitorando há alguns meses sobretudo as fake news eleitorais. Assim, a Polícia Civil realizou cursos de Ensino à Distância para formação de mais de 150 policiais que atuam no interior de Goiás.

“Para domingo, estaremos de plantão para atender as demandas de questionamentos das polícias civil e militar e também auxiliar a Justiça Eleitoral na intermediação das grandes empresas de redes sociais e aplicativos de mensagens”, apontou a delegada.

Trabalho ostensivo

Conforme adiantou reportagem do Jornal Opção, a Polícia Militar designou 7,9 mil policiais militares estarão nas ruas para fazer a segurança durante a votação. Deste total 5,5 mil policiais estarão direcionados exclusivamente para os 2.429 locais de votação em todo o Estado de Goiás.